Jornal Gazeta União
Jornal Gazeta União (DESATIVADO)
Em março de 2012, Deus me inspirou a criar um jornal em formato impresso. Inicialmente, eu queria um nome que não chamasse a atenção como algo religioso, pois sabia que alguns lugares poderiam rejeitar devido à associação com palavras como “gospel”. Foi então que surgiu o nome, e lançamos a primeira edição do Jornal Gazeta União. Montei uma equipe, assumindo o papel de diretor, que incluía um arte diagramador e outras pessoas para auxiliarem nas matérias e no marketing. A responsabilidade pelo jornalismo das matérias ficou a cargo da minha filha, Natália Barbosa, que estava começando o curso de Jornalismo na UEPG. Optamos pela Gráfica Grafinorte, localizada em Maringá/PR. Apesar de demandar bastante trabalho na preparação, era gratificante ver a edição pronta subindo para a gráfica no final da tarde, sendo impressa durante a madrugada. Começamos com uma tiragem de 7.500 exemplares para distribuição em Ponta Grossa, Carambeí e Castro/PR. A distribuição e edição era mensal, e eu mesmo ia buscar os exemplares na rodoviária de Ponta Grossa, posteriormente mudando para a central de encomendas da Empresa Princesa dos Campos. A distribuição para as pessoas nos pontos determinados era gratuita. Os pontos selecionados eram estrategicamente escolhidos com base nos fluxos de pessoas. À medida que as coisas avançavam, decidimos modernizar o jornal para o estilo tabloide americano em 2015, com 8 páginas, sendo uma parte preto e branco e ao centro totalmente colorido. A tiragem aumentou para 8.000 exemplares; e deixamos de distribuir na cidade de Castro, focando mais em Carambeí e Ponta Grossa. Mudanças foram feitas nas apresentações das páginas para torná-las mais atraentes comercialmente. A contra capa passou a contar com tirinhas da turma da Mônica, um sucesso entre as crianças e adultos também. Mudamos de gráfica, agora O Diário da Editora Central Ltda de Maringá/PR e trocamos de pessoa na arte diagramador.
Em 2016, o jornal Gazeta União passou a ser totalmente colorido, com a tiragem reduzida para 5.000 exemplares devido a custos, principalmente em distribuição. A estrutura do tabloide foi reorganizada, com a segunda página abordando esportes e saúde, a terceira gastronomia, a quarta e quinta mantendo o foco na religião, e a sexta e sétima destacando informações e espaços publicitários. A maior mudança foi na última página, a contra capa, que passou a ser dedicada às crianças com informações infantis e espaço para brincadeiras, chamada União KIDS, embora tenhamos parado as tirinhas da Turma da Mônica. Ao final de 2016, enfrentamos dificuldades principalmente devido aos custos nas distribuições dos pontos, o que tornou inviável continuar. Infelizmente, em fevereiro de 2017, tive que encerrar todas as atividades.
No entanto, meu coração e motivação ainda estavam ativos. Deus nunca me abandonou em meu chamado de levar a palavra sagrada a todas as pessoas. Assim, iniciei a maior criação da empresa GUGCOM: uma rádio streaming web; GUGCOM RÁDIO WEB. Venha conhecer na aba seguinte; “terceiro morango”.
Nome do Jornal: Gazeta União.
Diretor do jornal: Helio Barbosa.
Responsável jornalística: Natália Barbosa. (Filha)
Coordenadora responsável página Kids: Natália Barbosa. (Filha)
Arte e Diagramação: Jônatas Rocha e depois Murilo F. Silva. (Agradecimentos)
Edição e rodagem: Mensal.
Estilo 1 jornal: Início jornal padrão + 8 páginas preto e branco em papel jornal.
Estilo 2 jornal: Tabloide Americano + 8 páginas somente centrais coloridas em papel jornal.
Estilo 3 jornal: Tabloide Americano + 8 páginas sendo todas coloridas em papel jornal.
Tiragens: 7.500 / 8.000 / 5.000 exemplares.
Cidades abrangentes: Ponta Grossa, Carambeí e Castro/PR.
Empresa Logística de distribuição: Dagex Logística de Ponta Grossa. (Agradecimentos)
Locais de entrega das gráficas: Rodoviária e depois Encomendas Princesa dos Campos.
Gráficas: Grafinorte S/A de Maringá/PR e depois O Diário da Editora Central Ltda de Maringá/PR. (Agradecimentos)
Forma de distribuição ao público: Gratuita.
Locais de entrega aos públicos: Postos de combustíveis, edifícios e condomínios, supermercados, igrejas, colégios, terminais e estabelecimentos comerciais diversos. Os pontos selecionados eram estrategicamente escolhidos com base nos fluxos de pessoas.
Estrutura do Jornal: Capa – página 01 / esporte – é saúde página 02 / gastronomia – página 03 / religião – páginas 04 e 05 centro / saber mais – página 06 / informativo especial – página 07 / união kids página 08.
Período: Início março de 2012 com termino em fevereiro 2017. Duração total: 5 anos com 56 edições.
Importante saber: A Empresa Matriz Grupo União Gospel Comunicações e sua ex-subsidiária Departamento Jornal Gazeta União, NÃO assumem responsabilidade pela autenticidade dos anúncios veiculados, nem pela credibilidade dos anunciantes ou pela qualidade dos produtos e serviços por eles oferecidos. Toda e qualquer responsabilidade sobre esses aspectos é única e exclusivamente dos anunciantes.